quarta-feira, 21 de abril de 2010

SYDNEY

Sydney... Pra quem ainda tem alguma duvida, não, os Australianos nao viajam em cima de Kangurus nem têm kualas no quintal.. Claro que estou a exagerar, mas é só pra terem a noção do quanto é errada a ideia que nós (Europeus) temos desta terra maravilhosa. Cheguei a Sydney em Janeiro, no pico do Verão, assim que saí do avião não conseguia respirar, a humidade era tanta que até me fazia impressão levar o ar aos pulmões!! mas minutos depois tudo passou ao ficar deslumbrado com a beleza da cidade. Fiquei um pouco desiludido com o facto de uma terra tão falada pelo mundo todo estar tão atrasada em termos de tecnologia e informação! mas isso é um ''aparte''... até o famoso ''XUNING'' que é tão visto em Portugal está atrasado, só agora se começam a ver aquelas atrocidades a que os nossos ''Xungas'' chamam de carros a passear pelas ruas!! outra coisa que me espantou foi o facto de em cada 20 pessoas 2 são brancas, os tais famosos Ozzies são a minoria aqui, chineses, indianos, BRASILEIROS, chilenos, libaneses, venezuelanos, japoneses, tailandeses, tudo o que é raça vem parar aqui!! podia ser muito bonita esta mistura de nacionalidades mas por incrível que pareça.. não é! por um lado é bom porque no meu ponto de vista foi por este facto que a Austrália se tornou no país da diversidade cultural e ninguém passa cavaco ao que os outros vestem, falam ou são!! Por outro lado as portas abriram-se ao racismo quando os descendentes desta colónia Inglesa se viram em minoria, e quando algo corre mal a culpa vai pra cima de quem cá não nasceu ou quem tenha um ''background'' diferente... enfim, temos a nossa própria mini colónia portuguesa situada em Pitersham, que é o unico lugar em Sydney onde posso encontrar os deliciosos pasteis de nata que matam um bocadinho da saudade que tenho de Portugal, onde posso falar Português nos restaurantes, onde posso pedir uma feijoada portuguesa.. hummmmm.. claro que pra quem tá em Portugal isto não faz sentido nenhum, (qualquer coisa do tipo '' Este gajo tem saudades de Feijoada e Pasteis de Nata???'') pois é, quando estava em Portugal isto tudo passava-me ao lado, mas ao chegar a este lado do mundo deu-me uma saudade de tudo o que para mim era normal e passava-me ao lado enquanto ai vivia. Não tinha noção do quanto a minha vida iria mudar, o meu estilo de vida mudou radicalmente, o que por um lado foi bom mas por outro deixa-me a pensar na eterna questão '' Será que tomei a decisão certa?''.. enfim daqui a dois anos logo saberemos.. Mas não fiquem com a ideia errada, esta cidade é espectacular, as praias são uma delicia, a moda é muito louca, as pessoas são simpáticas de mais, alias foi na Austrália que eu descobri o que é o verdadeiro serviço ao cliente, não há loja ou negocio qualquer que eu entre que não receba um ''olá bom dia como está?'' '' O que procura?'' a principio até me fazia confusão, como é possível tanta simpatia? pois é, o facto é este, se um funcionário de um estabelecimento não tiver esta atitude não trabalha lá nem mais um dia! incrível! bem já chega de falar de Sydney, fica aqui só um pouco da minha experiência inicial, e como este é o meu primeiro blog de certeza que poucos são os que vão ler até ao fim e achar que valeu a pena, espero melhorar e que no futuro capture a vossa atenção com alguma coisa mais interessante... enfim aproveitem os pasteis de nata e a bela feijoada portuguesa!! =)

1 comentário:

  1. Para quem não sabia o que escrever... escreveu bué!

    Pastei de Natah hummmmm, feijoada hummmmmmmmmm! Muito bom sem duvida =D

    Sobre Sydney eu ei de tirar isso tudo a limpo, apesar de ter ficado desiludido por não andarem em kangurus =(

    Quando à decisão certa, só o tempo o dirá, portanto agora aproveita a divertir-te por aí =)

    ResponderEliminar